Pharaoh Akhenaten and his family adoring the Aten, second from the left is Meritaten who was the daughter of Akhenaten.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Re-criações Herméticas

















































Info Sobre o Autor do Livro:

José Manuel Anes (1944), é professor universitário convidado e Criminalista. Foi Grão mestre da GLLP.

Licenciado em Química na Faculdade de Ciências de Lisboa, nos anos 70, trabalhou em Investigação científica no Laboratório de Química Física e Radioquímica, tendo feito uma Pós-graduação como bolseiro nesse domínio, em Madrid, no "Consejo Superior de Investigaciones Científicas e na Universidade Complutense". Doutoramento em Antropologia Social e Cultural na Área da Antropologia da Religião, Novos Movimentos Religiosos, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2009. É Sócio Honorário do MIL: Movimento Internacional Lusófono.

Biografia

Foi Docente de Biomatemática em 1976-77 na Faculdade de Medicina de Lisboa e ingressou, em 1978, nos quadros do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (LPC/PJ), como Perito Superior de Criminalística, tendo desenvolvido a área de Análise de Vestígios diversos – incluindo os de explosões. No LPC/PJ (onde esteve durante cerca de 20 anos) investigou vários casos relacionados com explosivos, entre os quais os atentados das FP-25 e o “caso Camarate” tendo, no âmbito deste último, coordenado duas Comissões de Inquérito na Assembleia da República. Está reformado da Função Pública, desde 1997.

Foi, desde o ano lectivo de 1986/87 até ao de 2004/05, Docente Convidado do Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa/FCSH-UNL (e também do seu Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais), onde leccionou na área dos Métodos Quantitativos e, nos últimos anos, Antropologia da Religião.

É também Docente, desde 1998, no Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões (ISER) da mesma Faculdade, de cursos na área dos Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Alternativas – sendo Doutorando nestas áreas. Tem um artigo, sobre este tema, a publicar ainda este ano, num número especial dedicado às Religiões, da revista “Fórum Sociológico” (do ISER/FCSH).

É um especialista de Correntes Esotéricas Ocidentais, sendo membro da ESSWE- European Society for the Study of Western Esotericism, dirigida pelos Profs. Wouter Hanegraaff (Univ. Amsterdão) e Antoine Faivre (Jubilado da EPHE-Sorbonne).

Escreveu prefácios para vários livros, os últimos dos quais para “O Pensamento Maçónico de Fernando Pessoa” de Jorge de Matos (Sete Caminhos, Lisboa, 2006) e “La Franc-Maçonnerie comme Voie d’Éveil” de Rémi Boyer (Rafael de Surtis/Éditinter, Monts, França, 2006).

Para além da sua formação em Criminalística, desde 1999, tem-se dedicado também, no quadro da Socio-Antropologia, particularmente no domínio do estudo da Violência em “Seitas” e grupos religiosos radicais, tem sido Docente de cursos sobre Violência Religiosa e Terrorismo Religioso, quer no ISER, a partir de 2001, quer já em 2006, na Reitoria da Universidade (Clássica) de Lisboa, na Universidade Autónoma de Lisboa e na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, num curso de Pós-graduação e Mestrado em Estudos Avançados de Segurança e Direito, onde lecciona as cadeiras de Violência Religiosa e de Criminalística. É co-autor no livro “As Teias do Terror” (Ésquilo, 2006).

É (desde 2004) Vice-Presidente do OSCOT- Observatório de Segurança, Crime Organizado e Terrorismo (Presidido pelo Dr. Rui Pereira) e Director da revista para o grande público, intitulada “Segurança e Defesa”, e cujo conselho editorial integra, Rui Pereira, Ângelo Correia, José Lamego, entre outros.

É presidente do Conselho Directivo do OSCOT- Observatório de Segurança, Crime Organizado e Terrorismo desde 20 de Janeiro de 2010.

É professor de Criminalistica e Metodologia da Investigação Criminal do curso de Criminologia na Universidade Lusíada do Porto.

Publicações
 
"Re-creações Herméticas", Hugin ed., Lisboa, 1º. ed. 1996, 2ª. ed. 1997.

“Re-criações herméticas – II – Lisboa, Hugin, 2004.

“Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos” – Lisboa, Ésquilo, 1ª. E 2ª. Eds., 2004.

“Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira” – Lisboa, Ésquilo, 2005.

Co-autoria, de entre as quais “As Tentações de Bosh e o Eterno Retorno”, Lisboa, Museu de Arte Antiga, 1994.

“Poesia e Ciência”, Lisboa, Cosmos/GUELF, 1994.

“Caos e Meta-Psicologia”, Lisboa, Fenda/ISPA, 1994, “Religião e ideal maçónico”, Lisboa, ISER, 1994.

“Seminário sobre Newton”, Évora, Universidade de Évora/CEHFC, 1995.

"Masoneria y religión", Madrid, Ed. Complutense, 1996.

“A Vivência do Sagrado”, Lisboa, Hugin, 1998.

“A Quinta da Regaleira: história, símbolo e mito”, Fundação Cultursintra, 1998.

“Portugal Misterioso”, Lisboa, SRD, 1998.

"L'Âme secrète du Portugal", Paris, L'Originel, nº 9, 2000.

“L’Homme à venir - Mémoire du XXe.siècle – nº.2”, Paris, Rocher, 2000.

“Discursos e práticas alquímicas - I”, Lisboa, Hugin/CICTSUL, 2001.

“Esoterismo e Humanidades” – Colibri/Faculdade de Letras de Lisboa, 2001.

“Discursos e práticas alquímicas – II” – Lisboa, Hugin/CICTSUL, 2002.

“O Homem do futuro – um ser em construção” – São Paulo –Br., Triom/USP, 2002.

“A Creação – La Création” – Lisboa, Atalaia/Intermundos, 2003.

“Le Sacré aujourd’hui – Paris, Éditions du Rocher, 2003.

“Templiers: les yeux du Baphomet” – Monts (Fr.), Rafael de Surtis/Editinter, 2004.

Extratos Retirados Daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Manuel_Anes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.